NNeste artigo você entenderá o que é e-mail marketing, como fazê-lo e qual a sua importância

O QUE É?

É a utilização do e-mail em campanhas para marketing digital. Diferente do spam o mesmo é destinado a pessoas que se interessam no produto oferecido, além de poder ser atrelado a pesquisas de satisfação e cancelamento de recebimento, o que demonstra mais respeito pelo cliente.

COMO FAZER?

Primeiro obtenha contatos que desejam receber os seus e-mails. Você pode utilizar o seu cadastro de clientes perguntando se os mesmos desejam receber os seus e-mails, através de atualização de cadastros, pode criar em seu site um formulário de contato e assim distribuir nas suas redes sociais para que o mesmo seja divulgado (oferecendo alguma promoção ou bonificação caso haja um cadastro) e não esquecer de proporcionar que os seus clientes possam fazer um descadastro caso desejarem.

Segundo, você deve definir uma estratégia com o objetivo da campanha, o que você quer que o cliente faça ao receber o seu e-mail e qual o seu público alvo. Não esqueça de estabelecer um envio de e-mails regular, pois estes e-mails geram expectativa, ou seja, se o envio é semanal este usuário está esperando receber suas ofertas semanalmente. E finalmente analise e interprete os resultados da sua campanha, pois isso vai te proporcionar uma visão para campanhas futuras.

Há 4 taxas que são as mais importantes para se analisar: A taxa de abertura: indica o interesse que o usuário teve sobre o seu e-mail, se o número é baixo o seu e-mail não foi atrativo.

A taxa de Bounce: indica erro de entrega ou rejeição de mensagem que ocorre no envio de e-mails. Ele mostra a qualidade dos seus contatos. A taxa de clique: se refere a relevância do seu conteúdo, se for alta seu conteúdo é atrativo. Por fim a taxa de descadastro: que demonstra se for alta que a qualidade da sua lista pode ser baixa ou que o conteúdo de não é relevante para o público escolhido.

IMPORTÂNCIA

Todas as pessoas têm e-mail hoje em dia, além de 60% delas visualiza-los todos os dias.

Pesquisas também mostram que o e-mail (utilizado da forma correta) chega a ser 40 vezes mais efetivo do que a utilização do marketing nas redes sociais, o que demonstra que há maior probabilidade de as pessoas interagirem com você através do e-mail. Quando se trata de compras o e-mail marketing ganha das redes sociais tendo uma taxa de 70%.

Além disso, 50% das pessoas compram produtos, pelo menos uma vez por ano, através do e-mail marketing. Há dois erros que não se deve cometer jamais:

1 – Comprar listas:

Pois, você não sabe se essas pessoas estão interessadas no seu trabalho ou no seu produto, ou seja, você irá jogar o seu dinheiro fora, pois, a probabilidade de que essas pessoas bloqueiem o seu e-mail e/ou excluam é de 100%.

2 – Irregularidade no envio dos e-mails:

Como dito anteriormente você deve estabelecer um cronograma de envios para que você não se torne chato, porém não seja esquecido, uma boa dica para começar é enviar semanalmente e de acordo com o seu público aos poucos definir se esse tempo é o ideal ou ajustá-lo como é de agrado aos seus clientes.

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