Vender pela internet

O número de brasileiros conectados à internet cresce a cada mês, ou seja, seus clientes e prospecções estão conectados e o seu negócio precisa estar presente no ambiente online.

A pergunta é: como?
Primeiramente vamos explicar alguns motivos para que você entenda melhor a importância de estar presente na internet:

PRIMEIRO MOTIVO

Como já citamos, cada vez mais os brasileiros estão conectados à internet, dados do IBGE revelam que mais 69% da população brasileira está conectada. Grandes empresas se fortaleceram entrando no e-commerce (comércio eletrônico), e a sua precisa estar presente.

SEGUNDO MOTIVO

Custos. É muito mais baratomanter uma loja online do que uma loja física, você economiza gastos como aluguel, IPTU, mobília, decoração, etc. Basicamente falando, o seu custo pode se resumir a apenas comprar os produtos para revender, é claro que tudo vai depender do segmento do seu e-commerce.

TERCEIRO MOTIVO

Lucratividade. Com o e-commerce você também pode economizar com funcionários e comissões, obtendo para si um percentual maior de lucro. Agora que você entendeu alguns motivos para atuar no e-commerce, vamos compartilhar algumas orientações para que você comece a atuar no comércio eletrônico.

SAIBA O QUE E PARA QUEM VOCÊ VAI VENDER PELA INTERNET

O planejamento é essencial em todas as fases, mas a mais importante é saber o que e para quem você quer vender. Geralmente as pessoas procuram trabalhar com produtos ou serviços dos quais possui um conhecimento expressivo, e caso ainda não tenha, estude sobre o segmento e os produtos que você quer trabalhar pois você precisa saber com o que está lidando. Quando falamos em público estamos falando de “persona”. Para definir suas personas você deve pesquisar qual é o público alvo para cada serviço ou produto que vai oferecer.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Novamente estamos falando de planejamento, agora que você já sabe qual o segmento quer seguir, é importante saber se você tem capital para se estruturar. Custos com compra de matéria prima ou produtos para revender são só algumas das despesas que você provavelmente vai ter. Tenha a visão de separar uma verba para investir em marketing digital, dependendo do segmento você vai precisar de uma movimentação em sua rede social, para isto impulsionamentos e patrocínios são bem vindos.

Caso você precise de um site, o Google Adwords é uma excelente ferramentapara elevar os acessos. Se você precisar de alguma plataforma para venda online pesquise e escolha a que mais lhe atende.

ESTOQUE

Caso você trabalhe com produtos como cursos online ou serviços como assessoria
você não precisa se preocupar com isso, mas caso trabalhe com produto físico planeje seu estoque a ponto de ter sempre o produto disponível. Atente-se para os produtos de alto giro, evite que o produto se esgote e você perca a venda, isto gera uma experiência ruim para o seu cliente e pode ser que ele nem volte a acessar seu site.

LOGÍSTICA

Este é um problema recorrente no Brasil, busque soluções para que você não sofra com sistemas ruins de logística. Uma entrega no prazo é o mínimo que o seu cliente espera após uma compra.

PLATAFORMA

Isto vai depender do segmento do seu e-commerce. Algumas lojas utilizam somente o Instagram para vender seus produtos por exemplo, mas o ideal é que você tenha uma plataforma para gerenciar suas vendas, seu estoque, carteira de clientes e pagamentos. Assim você transmite mais profissionalismo e confiança ao seu cliente.

MARKETING

Se você iniciou ou vai iniciar uma rede social para o seu novo e-commerce não se decepcione se você não conseguir bons seguidores. Este é um trabalho que deve ser feito através de investimentos e da maneira correta. Para conseguir atingir um público que ainda não segue você nas redes sociais é necessário que você invista valores para impulsionar sua rede social ou uma publicação, gerando mais envolvimentos com as suas personas. PESQUISE Antes de qualquer decisão pesquise sempre os caminhos que você pode seguir. Entenda como seus concorrentes estão fazendo, tente achar seus pontos fracos e fazer deles seus pontos fortes.

RELACIONAMENTO

Por mais que tudo seja online, invista em atendimento. Tenha sempre disponibilidade para atender seus clientes tanto no “pré-venda” quanto no pós-venda. Se relacione com seus clientes, gerencie informações como data de aniversário, uma simples mensagem num dia especial pode fazer com que ele lembre sempre de você, crie laços de confiança e tente sempre fazer o possível para ser um solucionador para seu cliente.

MARKETPLACE

Uma ótima maneira de elevar suas vendas é fazendo parte de um marketplace. Clique aqui e conheça mais sobre este assunto. Gostou das nossas dicas?

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