Começar a vender em Marketplace

Marketplaces são uma excelente alternativa para empresas que desejam aumentar suas vendas e alcançar um maior número de consumidores provenientes da audiência construída por grandes marcas de Marketplace como: Mercado Livre, Lojas Americanas, Carrefour, Casas Bahia, e etc. Neste post, descubra como começar a vender em marketplace e conheça a solução que pode facilitar esse processo e otimizar os resultados da sua empresa. Acompanhe!

10 passos para começar a vender em marketplace

1. Defina o seu segmento de atuação

A primeira pergunta que todo lojista que quer saber como vender em marketplace deve responder é: vale a pena vender meus produtos online? A resposta deve considerar muitos fatores, sobretudo se a empresa terá capacidade logística para atender ao aumento da demanda e do fluxo de vendas. Só assim será possível avaliar a escalabilidade e colocar no papel se vale a pena adotar um marketplace como estratégia de negócio ou não.

2. Determine os produtos que serão vendidos

O passo seguinte em nosso guia de como vender em marketplace é definir os produtos que serão anunciados online. Essa escolha vai depender do ramo de atuação da empresa, uma vez que cada segmento tem suas particularidades.

O fato é que nem sempre os produtos que têm boa saída na loja física ou até mesmo no seu site apresentaram um bom desempenho no marketplace. Por isso, a definição dos itens que serão colocados à venda deve ser embasada em uma estratégia comercial bem definida: a empresa vai apostar em mercados de nicho ou tentará alcançar um público mais amplo?

Essa decisão passa por uma boa pesquisa de mercado, avaliando os produtos mais vendidos nos principais sites do seu segmento de atuação. Estudos de mercado, como os realizados pela Webshoppers, também são uma boa fonte de insights.

3. Escolha a plataforma de vendas

Uma vez definidos os produtos que serão o foco da sua empresa, é hora de escolher qual canal de vendas que você utilizará. Novamente, a receita é a mesma: para escolher, é preciso pesquisar.

Cada marketplace tem suas próprias regras e condições, não apenas relativos à burocracia para fazer parte da plataforma, como também em relação às comissões sobre cada venda e outros fatores que podem pesar no orçamento da empresa.

A escolha também vai depender do que foi decidido nos passos anteriores. Afinal, existem as grandes plataformas, como Via Varejo, Mercado Livre e B2W, mas também existem marketplaces focados em segmentos específicos, como literatura, moda, artigos esportivos ou eletrônicos.

4. Prepare a documentação necessária

Para quem quer saber como começar a vender em marketplace, essa etapa é fundamental. O processo para fazer parte de um shopping virtual pode ser bastante burocrático e demandar bastante tempo.

Se por uma lado isso é compreensível – afinal, as plataformas devem garantir a idoneidade da empresa para proteger a si e a seus clientes –, por outro, é preciso entender o processo para que não haja surpresas. O processo de negociação envolve a apresentação de, mais ou menos, 20 documentos. Uma vez apresentados, o trâmite costuma levar, em média, 30 dias até a aprovação.

5. Faça a integração

Uma vez que a sua empresa foi aprovada pela plataforma escolhida, o próximo passo é a integração entre os seus dados e o marketplace. Para isso, é preciso contar com um ERP, além de uma plataforma de ecommerce e acordos com transportadoras.

Para que sejam devidamente homologados pelas plataformas, esse processo costuma levar até 2 meses. Outra saída é contar com soluções especializadas na integração, que possibilitam a gestão de estoques, pedidos e catálogos de produtos de forma mais ágil e menos onerosa.

6. Faça os anúncios dos produtos

Para iniciar o processo de venda no marketplace, faltam também os anúncios dos produtos na plataforma; a integração feita na etapa anterior garante que os seus produtos estejam disponíveis no sistema. Nesta etapa, é preciso elaborar as fotos, o título e a descrição de cada produto – itens que, aliás, devem ser muito bem pensados, para que sejam os mais atrativos possíveis.

7. Comece de maneira gradual

Equilíbrio é a palavra-chave para as empresas que começam a vender em marketplaces. Isso porque é recomendado começar de forma gradual, adaptando-se à nova realidade e garantindo que você tem condições de suprir a demanda. Tudo isso ao mesmo tempo que oferece eficiência no processo de compra e um atendimento de qualidade – antes, durante e depois da venda.

8. Ofereça diferenciais

Se você está pensando em como começar a vender em marketplace, outro fator a ser levado em consideração é a realidade da sua empresa dentro dessas plataformas. Isso porque marketplaces são verdadeiros shoppings online e o cliente que pesquisa por um produto tem à sua disposição uma série de opções e ferramentas de comparação.

Em um ambiente assim, a concorrência é acirrada e, muitas vezes, o preço dos produtos deixa de ser o principal diferencial, e o cliente passa a considerar outros fatores, como formas de pagamento, valor do frete e tempo de entrega. Por isso, ao entrar em um marketplace, garanta que a sua empresa ofereça facilidade e comodidade ao cliente.

9. Monitore a concorrência

Analisar a concorrência deve ser uma prática contínua antes e durante a permanência da sua empresa em uma plataforma de vendas. Trata-se de uma forma para conseguir insights, ajudar a definir estratégias e identificar tendências de mercado.

10. Comece a vender

Plataforma escolhida, produtos anunciados e estratégias definidas: é hora de começar a vender. Uma vez dentro do marketplace, o fluxo de vendas da sua empresa segue sem surpresas: recepção de pedidos, emissão de notas fiscais, envio do produto, atendimento ao consumidor etc.

E como tornar esse processo mais fácil?

Agora que você já sabe como começar a vender em marketplace, saiba que existe uma maneira de deixar esse processo muito mais fácil e ágil, ajudando a maximizar os resultados da sua empresa: trata-se da Conecta Lá.

Por meio da nossa solução, a sua empresa consegue disponibilizar os seus produtos em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Não importa em quantas plataformas você estiver, tudo – anúncios, controle de estoque e vendas – é controlado de forma centralizada, em um ambiente único.

Entenda em 10 passos como a Conecta Lá pode ajudar a sua empresa a vender mais:

  • Integre o sistema da sua empresa ao nosso e cadastre seus produtos;
  • Seus produtos serão publicados nos principais marketplaces do País;
  • Nosso time de especialistas cuida das vendas e mantém contato constante com os marketplaces para gerar novas ações;
  • Suas vendas ficam disponíveis em tempo real em nosso sistema;
  • Você pode exportar pedidos e emitir notas fiscais tanto pelo seu sistema atual quanto no nosso;
  • Com mais de 600 parceiros de logística, ofereceremos as melhores opções de entrega para o cliente;
  • Em nosso sistema, você pode gerar etiquetas de postagem com apenas um clique;
  • Feito isso, reportaremos o status de cada pedido às plataformas. Enquanto isso, você pode acompanhar quando e quanto irá receber;
  • A cada ciclo de venda, nosso sistema atualizará o extrato financeiro da sua empresa;
  • Sempre que um ciclo for concluído, você passa a ter acesso a uma série de relatórios que podem ajudar na gestão da sua empresa.

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