A B2W é um dos mais importantes conglomerados de e-commerce da América Latina, e possui uma vasta atuação no segmento digital. Para se ter uma ideia, em seu portfólio estão marcas como Americanas.com, Shoptime e Submarino. São mais de 40 categorias de produtos e serviços, que estão distribuídos em canais analógicos e digitais. 

Por isso, neste post decidimos falar um pouco mais sobre como funciona o B2W Marketplace: o que é, como funciona, como entrar, quanto custa, se vale a pena etc. Então, acompanhe e boa leitura!

O que é a B2W Marketplace?

O B2W Marketplace é uma plataforma que possibilita que o lojista venda seus produtos nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. O B2W Marketplace funciona como um mediador entre o lojista e o cliente, oferecendo um tráfego qualificado e uma boa experiência de compra.

O processo é o seguinte: após se cadastrar, o lojista cria os anúncios de seus produtos para venda. Quando um cliente faz uma compra, o pedido estará disponível para o lojista fazer o download e processar a entrega, emitindo a nota e entregando ao transportador.

O lojista só é cobrado se realizar a venda e recebe o repasse do valor pago pelo cliente diretamente na conta de sua empresa (com o desconto da comissão do serviço B2W Marketplace).

Leia mais: Como a Conecta Lá pode me ajudar a vender nos Marketplaces

Como entrar no B2W?

É bastante fácil entrar no B2W. Siga os passos a seguir:

  1. Acesse o link do B2W e clique em “Cadastre agora mesmo sua loja”. Ali, o lojista vai colocar suas informações de contato, financeiras e sobre sua loja. Entretanto, lembre-se de que você precisa cumprir alguns critérios básicos:
  • Capital social igual ou superior a R$ 1 mil;
  • CNAE de varejista;
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado;
  • Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a);
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI);
  • Possuir um CNPJ ativo e sem restrições.
  1. Depois do envio, espere a análise da empresa para dar prosseguimento.
  2. Quando for aprovado, você pode acessar a página de login para entrar no backoffice. Ali, você vai receber todas as instruções para configurar sua loja, cadastrar produtos e gerenciar preços, estoque e promoções. Abaixo, falaremos mais sobre essa etapa.

Leia mais: Posso vender em marketplace sem ter um e-commerce?

Como funciona?

Como dissemos, depois de fazer seu cadastro e receber a aprovação, você já pode começar a cadastrar os seus produtos na ferramenta. Para fazer isso, o lojista dele colocar a medida e o peso do produto da mesma maneira que vai no correio, e não apenas o peso da mercadoria.

Existem 3 maneiras diferentes de fazer esse cadastro:

  • Cadastro por Integração Massiva: cadastro automático de todos os seus produtos por meio de um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), plataforma de Ecommerce ou integradora de marketplace. Para isso, seu sistema deve ser homologado com o B2W Marketplace. É um bom método para quem tem muitos produtos, uma vez que oferece ao varejista mais agilidade e capacidade de gestão.
  • Cadastro Manual Massivo: cadastro de produtos por meio de uma planilha fornecida pelo B2W. É necessário preencher os dados exigidos de todos os produtos; depois, deve-se fazer o upload da planilha para o sistema do B2W.
  • Cadastro Manual Unitário: cadastro individual e manual. Para fazê-lo, você deve preencher um formulário de cadastro e especificar todos os dados dos itens com nome, imagem, descrição e categoria.

Leia mais: Como começar a vender em marketplace

Quanto custa vender no B2W Marketplace?

Os custos de comissões e taxas é, em geral, algo que deixa muitas dúvidas nos lojistas online. Isso porque muitos consideram que é injusto pagar para vender em uma plataforma, mesmo quando a taxa é pequena.

Contudo, vamos analisar o caso; em uma loja física, você paga o aluguel de um espaço e também outras custos de manutenção e uso. Em um e-commerce, você paga o agregador do site e o domínio, além de gastar mais com anúncios. Já com o marketplace, não há necessidade de fazer nada disso. Assim, essa modalidade acaba gerando o melhor custo benefício para fazer vendas online.

Além disso, o caso do B2W Marketplace, há ainda mais um benefício, pois ele não cobra nem taxa de setup nem mensalidade. O B2W cobra somente uma taxa da comissão fixa de 16% sobre o total das vendas aprovadas (frete + produto).

Leia mais: Qual é o custo de vender em um Marketplace?

Vale a pena vender no B2W?

É claro que isso depende de muitas variáveis do seu negócio mas, em geral, vale sim a pena vender no B2W, mesmo para quem já tem e-commerce. Afinal, o B2W Marketplace tem um nome forte no mercado e um vasto público, que o lojista dificilmente conseguiria alcançar apenas com sua loja.

Entre outros benefícios estão:

  • Custos reduzidos: apesar das comissões, a taxa é baixa e você só paga quando faz vendas. Além dos benefícios já citados, também não há os custos de alguns serviços importantes que o lojista teria que conquistar e contratar sozinho, como base de clientes, marketing, segurança dos dados transitados etc.
  • Tráfego intenso: Nas lojas que fazem parte do Marketplace, como Americanas.com, Submarino e Shoptime, há milhares de visitantes todos os dias; ou seja, a exposição da sua marca é enorme. Isso significa que colocar seus produtos no B2W é expô-los em 3 gigantes do e-commerce, o que fará que seus produtos sejam vistos por muitos consumidores.

Esperamos que você tenha compreendido melhor as possibilidades do B2W Marketplace. E saiba que existe uma maneira de acessar esse e outros marketplaces muito mais fácil e ágil, ajudando você a maximizar os resultados da sua empresa: trata-se da Conecta Lá.

Por meio da nossa solução, a sua empresa consegue disponibilizar os seus produtos em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Não importa em quantas plataformas você estiver, tudo – anúncios, controle de estoque e vendas – é controlado de forma centralizada, em um ambiente único.

Entenda em 10 passos como a Conecta Lá pode ajudar a sua empresa a vender mais:

  • Integre o sistema da sua empresa ao nosso e cadastre seus produtos;
  • Seus produtos serão publicados nos principais marketplaces do País;
  • Nosso time de especialistas cuida das vendas e mantém contato constante com os marketplaces para gerar novas ações;
  • Suas vendas ficam disponíveis em tempo real em nosso sistema;
  • Você pode exportar pedidos e emitir notas fiscais tanto pelo seu sistema atual quanto no nosso;
  • Com mais de 600 parceiros de logística, oferecemos as melhores opções de entrega para o cliente;
  • Em nosso sistema, você pode gerar etiquetas de postagem com apenas um clique;
  • Feito isso, reportaremos o status de cada pedido às plataformas. Enquanto isso, você pode acompanhar quando e quanto irá receber;
  • A cada ciclo de venda, nosso sistema atualizará o extrato financeiro da sua empresa;
  • Sempre que um ciclo for concluído, você passa a ter acesso a uma série de relatórios que podem ajudar na gestão da sua empresa.

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